30/01/2010

NoGlut - Molotof


Ingredientes:

- 9 claras
- 9 colheres de sopa de açúcar (caso aumente o número de claras deve aumentar o número de colheres de açúcar na proporção de uma clara para uma colher de açúcar)


Preparação:

Batem-se as claras com o açúcar (devendo bater-se de forma gradual, i.e., bate-se a primeira clara com uma colher de açúcar, de seguida adiciona-se a segunda clara e a segunda colher de açúcar e bate-se todo o preparado, e assim sucessivamente até perfazer a totalidade das claras e, consequentemente, a totalidade do açúcar), até atigir ponto de suspiro.


À parte queimam-se 250g de açúcar e deita-se este preparado no suspiro batendo vigorosamente*. Finalmente, coloca-se todo o preparado numa forma barrada com manteiga e leva-se ao forno a cozer a 200ºC (sendo que o forno já deve estar previamente aquecido) na razão de um minuto por cada clara (neste caso durante nove minutos). É importante colocar dentro do forno um pequeno recipiente de barro cheio com água enquanto o molotof coze (sendo este o truque utilizado para que, quando desenformado, o molotof não "caia" ficando com metade do tamanho que ocupava na forma).




* Caso prefira pode misturar apenas uma pequena quantidade do açúcar derretido no suspiro e caramelizar a forma com o açúcar que sobra para que o molotof fique mais claro e com uma cobertura homogénea de caramelo.


BOM APETITE!

Carmen G.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro molotof mas não o faço, compro.
Pode ser que um dia destes experimente ;)