05/11/2009

There's no business like gluten-free business


Quem segue uma dieta isenta de glúten constitui um nicho de mercado interessante, nomeadamente nos Estados Unidos, onde várias áreas de negócio já produzem serviços e artigos específicos para quem decida retirar o glúten da sua alimentação.

É possível encontrar online vários blogues, portais e páginas de comunidades sociais dedicados à informação sobre a doença celíaca, à venda de produtos alimentares e electrodomésticos para a dieta SG, à partilha de receitas SG e à divulgação de eventos sociais.

O site http://www.glutenfreeregistry.com coloca o utilizador em contacto com milhares de empresas gluten-free friendly - restaurantes, padarias, catering e lojas - dentro e fora do território americano. Este serviço pode ser acedido através do telemóvel e do GPS.

Existem padarias e pastelarias que oferecem uma ampla gama de queques, bolos e tartes, e que as distribuem por todo o país, inclusive por encomenda online. Alguns restaurantes apresentam online menus sem glúten. E é fácil encontrar lojas com venda online de produtos para a dieta SG, às quais já muitos celíacos portugueses recorrem.

O mercado editorial apresenta várias obras dedicadas à gluten-free way-of-life e à cozinha sem glúten, incluindo volumes da conhecida colecção "For Dummies/Para Totós".

Quando a doença está controlada e a dieta sem glúten já se tornou rotina, viver sem glúten pode ser encarado como um estilo de vida, com necessidades específicas que criam oportunidades de negócio.

Caso conheça negócios portugueses gluten-free friendly, pode divulgá-los através de um comentário a este texto.

3 comentários:

Sol disse...

Aquele que eu conheço e que uso realmente é o realizado pelo pasteleiro Ricardo Silva, cujo link "soluções sem glúten" temos na barra lateral do blogue!

Adoro o serviço e principalmente o facto de estar acessível a todos os pontos do país.

Precisávamos de mais Ricardos, é o que era... =)

Carmen G.

Lucente disse...

Eu recorro aos serviços de uma pessoa que faz bolos, para os aniversários lá de casa, a quem "dei formação" sobre a dieta SG e até agora tem corrido bem. Não sei se podemos publicitar aqui, mas se quiserem, posso deixar o link para o site dela.

leila disse...

Realmente cria um novo nicho . Existem muitas empresas serias mas sempre tem um ou outro que acaba querendo tirar vantagem e eu tive alguns probleminhas pois algumas das minhas fotos sem gluten foram usadas para divulgar produtos de algumas empresas...
beijinhos