15/11/2009

Preparar a viagem



Viajar é, para quem cumpre uma restrição alimentar, um desafio de organização, engenho e persistência. Se não se conhece a cidade, se não se fica hospedado em casa de familiares, se os dias são curtos para tanta coisa a visitar e experimentar... Como encontrar tempo e forma de obter todas as refeições diárias, isentas de glúten?

Informar-se previamente é sempre uma vantagem. Para alguns destinos está disponível online a indicação de lojas que vendem produtos SG, de restaurantes com menus SG e até hotéis com condições favoráveis ao cumprimento da dieta. Quem viaja para localidades pequenas, países com menor disponibilidade de produtos e conhecimento público sobre doença celíaca, ou só tem acesso a informação em língua que não domina, tem uma tarefa mais complicada.

As associações nacionais de celíacos são um bom ponto de partida. Algumas possuem websites com informação em Inglês para além das línguas nacionais. Outras cedem eficientemente a informação pretendida via contacto por e-mail. É por vezes possível obter o contacto de um membro da associação disponível para encontrar-se connosco. Através das associações nacionais ou websites sobre a dieta isenta de glúten podem encontrar-se algumas palavras-chave na língua do local a visitar, úteis para uma busca nos supermercados.

Há quem prefira levar de casa os produtos sem glúten, opção que para além de mais fácil pode revelar-se mais económica, dependendo do destino, mas que só se adequa a estadias curtas.

Para facilitar as suas viagens aconselhamos os seguintes links:

Boas Viagens!

Sem comentários: