06/01/2009

De manhã começa o dia...


Para um celíaco o pequeno-almoço longe de casa é, inúmeras vezes, um pesadelo. Nos hotéis as dificuldades não variam e, habitualmente, os produtos isentos de glúten são uma miragem. Foi exactamente por termos conhecimento desta situação, até porque nos deparamos com ela no quotidiano, que decidimos escrever esta entrada, com sugestões para um pequeno-almoço simples (leia-se “sem espiga”) em qualquer situação.

Num hotel é necessário que no momento da reserva o celíaco tenha em atenção se os quartos estão, ou não, equipados com mini-bar. A partir do momento em que este esteja presente a vida fica-nos verdadeiramente facilitada.

Leite, iogurtes e produtos de charcutaria sem glúten, são facilmente conserváveis no mini-bar mesmo que, para tal, seja necessário retirar algumas garrafas do mesmo. Todos os hotéis dispõem ainda de fruta fresca e, a pedido, a maioria realiza ovos mexidos. Assim, o pequeno-almoço torna-se um momento agradável e, porque não temos que nos esconder de ninguém, de partilha.

Vejamos:

Hipótese 1 – Iogurte natural misturado com arroz tufado sem glúten e pedaços de pêssego ou morango naturais.

Hipótese 2 – Sumo de laranja natural acompanhado por ovos mexidos com presunto ou fiambre sem glúten e uma peça de fruta natural.

Hipótese 3 – Leite (para os intolerantes à lactose, existe a possibilidade de trazerem para o refeitório o leite que conservaram no mini-bar e pedir que seja aquecido) com pão sem glúten (que também pode ser aquecido) barrado com compota e uma peça de fruta.

Estas são apenas algumas sugestões sendo que as possibilidades de combinações são inúmeras. O que é certo é que, se os produtos forem conservados no mini-bar, o celíaco os pode levar para a sala de refeições uma vez que a maioria dos hotéis é sensível a esta questão. Existe também a possibilidade de pedir que guardem os seus ingredientes na cozinha da unidade hoteleira, contudo, no mini-bar do quarto estarão à sua disposição sempre que a fome “apertar”.

Porque somos diferentes mas iguais. Porque podemos fazer tudo o que os outros fazem. Porque não queremos que fique em casa.

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente esta questão de tomar pequeno-almoço nos Hoteis tem que se lhe diga.. Eu por exemplo quando os utilizo levo sempre num recipiente cereais s/ Gluten para a minha filha que é Celiaca colocar no leite, pois nem isso eles têm disponivél. Se formos para um Hotel Espanhol e não precisa de ser um 5 Estrelas, eles têm uma grandes variedade de produtos s/ gluten para Pequeno-Almoço, basta avisarmos na recepção. Pena que em Portugal não se preocupem com estas pequenas Grandes diferenças..

Sol disse...

É verdade que entre os dois países ibéricos (para já nem irmos mais longe), a diferença é enorme mas, acredite, que a APC tem feito todos os esforços para dar a conhecer a DC a nível nacional e sensibilizar todos para esta questão.

O grande problema da hotelaria em Portugal é o desconhecimento, daí as dificuldades que sentimos. Mas sabe, eu acredito que todos juntos podemos fazer a diferença!

Disponha sempre que precisar. Beijinhos para a sua filha! =)

Carmen G.

LídiaPatricio disse...

Olá!
Eu tenho 28 anos e só agora me foi diagnosticado, a DC, para o proximo mês vou de lua de mel para a Republica D. e penso todos os dias, o que irei eu comer, é muito complicado, vivo no alentenjo e nem cá é facil arranjar produtos alimentares, está sem duvida a ser muito complicado.