01/06/2012

Dia do Celíaco jovem

O Dia do Celíaco celebrou-se em 27 de Maio e, tal como divulgado, a APC celebrou-o com várias atividades.

A contribuição da APC Jovem materializou-se num almoço que decorreu no h3 do Parque das Nações. Do nosso ponto de vista, este momento de convívio foi muito bem-sucedido! Juntámos pessoas que não víamos há algum tempo, partilhámos as mais recentes experiências do «mundo sem glúten» e provámos refeições saborosas e confecionadas com ingredientes nacionais.
  
A localização escolhida não foi aleatória: durante todo o dia, decorreram no Pavilhão do Conhecimento sessões da atividade «Pão sem glúten: um desafio culinário», no âmbito da rubrica «A cozinha é um laboratório». Nesta atividade direcionada às crianças, os participantes foram divididos em dois grupos e receberam um recipiente com uma mistura de farinhas de milho e de arroz. A mistura de um dos grupos continha apenas as farinhas, enquanto à outra haviam sido adicionadas gomas xantana e guar ― espessantes que substituem o glúten dando elasticidade ao pão. O objetivo, além da engraçada experiência de pôr as mãos na massa (literalmente!), era levar os pequenos a descobrir a diferença entre as duas misturas. No final, ninguém saiu antes da prova de um pão de milho semelhante a uma broa!



 
Para terminar a tarde, visitámos a loja celeirodieta mais próxima para aproveitar os 15% de desconto oferecidos neste dia na compra de produtos isentos de glúten, mediante a apresentação do cartão de sócio atualizado.

Sem comentários: