03/06/2012

Projecto "Ser celíaco em Portugal"

Recentemente, realizou-se no Porto  o XI Congresso anual da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN).
No âmbito deste acontecimento, as investigadoras Ana Sofia Pimenta, Elisabete Pinto e Ana Gomes iniciaram-se num projecto designado «Ser celíaco em Portugal» que lhes valeu o segundo prémio para melhor comunicação oral, com o trabalho intitulado «Grau de adesão à dieta isenta de glúten, disponibilidade de produtos alimentares específicos e grau de satisfação numa amostra de celíacos em Portugal».

 
A Dra. Ana Sofia Pimenta enquanto recebia o prémio pelo seu excelente trabalho.
Receberam também o segundo prémio para melhor poster científico com o projecto «Frequência de visita a profissionais de saúde e grau de satisfação relativo às diferentes fontes de informação acerca de doença celíaca e dieta isenta de glúten».
Neste que foi considerado o maior congresso nacional na área das Ciências da Nutrição, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto recebe assim duas distinções.
A investigação contempla a doença celíaca, abordando as vertentes do diagnóstico, da alimentação, dos cuidados de saúde e da qualidade de vida daqueles que são intolerantes ao glúten.

Podem ler mais sobre esta investigação em: boasnoticias.clix.pt

01/06/2012

When I went gluten free!

Este é o nome de um recém-criado tumblr (uma plataforma semelhante a um blogue, em que as publicações são geralmente mais curtas e diretas) dedicado à vida sem glúten, em que são relatadas algumas das situações mais cómicas do dia-a-dia de um celíaco.

Podem vê-lo aqui!

Dia do Celíaco jovem

O Dia do Celíaco celebrou-se em 27 de Maio e, tal como divulgado, a APC celebrou-o com várias atividades.

A contribuição da APC Jovem materializou-se num almoço que decorreu no h3 do Parque das Nações. Do nosso ponto de vista, este momento de convívio foi muito bem-sucedido! Juntámos pessoas que não víamos há algum tempo, partilhámos as mais recentes experiências do «mundo sem glúten» e provámos refeições saborosas e confecionadas com ingredientes nacionais.
  
A localização escolhida não foi aleatória: durante todo o dia, decorreram no Pavilhão do Conhecimento sessões da atividade «Pão sem glúten: um desafio culinário», no âmbito da rubrica «A cozinha é um laboratório». Nesta atividade direcionada às crianças, os participantes foram divididos em dois grupos e receberam um recipiente com uma mistura de farinhas de milho e de arroz. A mistura de um dos grupos continha apenas as farinhas, enquanto à outra haviam sido adicionadas gomas xantana e guar ― espessantes que substituem o glúten dando elasticidade ao pão. O objetivo, além da engraçada experiência de pôr as mãos na massa (literalmente!), era levar os pequenos a descobrir a diferença entre as duas misturas. No final, ninguém saiu antes da prova de um pão de milho semelhante a uma broa!



 
Para terminar a tarde, visitámos a loja celeirodieta mais próxima para aproveitar os 15% de desconto oferecidos neste dia na compra de produtos isentos de glúten, mediante a apresentação do cartão de sócio atualizado.