03/03/2012

Jovens celíacos europeus visitam Lisboa

Dois representantes da direcção da CYE – Coeliac Youth of Europe –, Hanna, da Finlândia, e Francesco, de Itália, visitaram Lisboa com o intuito de conhecerem a APC Jovem e de terem algum contacto com a realidade portuguesa.

O encontro foi marcado para dia 18 de Fevereiro, um sábado soalheiro, ideal para ilustrar o nosso clima mediterrânico. Foi nosso objectivo apresentar a estes «convidados» a realidade e as actividades da APC e da APC Jovem, pelo que começámos a manhã com uma visita às novas instalações da Associação.
Daí seguimos para Sintra, onde a breve paragem pelas ruas do centro histórico despertou o interesse para uma exploração mais aprofundada. O ponto seguinte foi no restaurante Adega das Azenhas, situado junto à entrada das Azenhas do Mar, tipicamente português e, por isso mesmo, adequado ao dia em questão, com pratos simples e saborosos que introduziram a cozinha portuguesa.
O momento central deste sábado foi a visita ao campo de férias da Roda Viva, em Almoçageme, onde conhecemos o espaço escolhido para o Campo de Férias Sem Espiga. Decidimos levar a Hanna e o Francesco a percorrer este local para que, em primeira mão, experienciassem o palco em que decorrerá um dos próximos e mais relevantes eventos da APC. A reacção não poderia ter sido mais positiva, uma vez que ambos mostraram interesse em divulgar a actividade.
A surpresa que pautou a espontaneidade do encontro foi o lanche levado pela Soluções Sem Glúten, que permitiu aos jovens europeus experimentar pastéis de nata, bom bocado e bolas-de-berlim sem glúten e com toque luso!

Antes do regresso a Lisboa para uma reunião informal sobre os projectos de ambas as partes, passámos pelo Cabo da Roca para mostrar mais um ponto emblemático de nosso país. De regresso à capital, a APC Jovem reuniu com a direcção da CYE para discutir os projectos em curso e trocar opiniões sobre o trabalho desenvolvido nos vários países membros, sempre com
vista a recolher inspiração e dicas para uma melhoria no desempenho das nossas actividades.

Sem comentários: