19/02/2009

Sabia que...


Se, em relação a muitos aspectos, a DC não é impedimento para fazer uma vida plena, ela pode, no entanto, constituir alguns entraves noutros.

Devido ao surgimento de algumas dúvidas quanto à possibilidade dos celíacos poderem ser dadores de Medula Óssea e de Sangue, achámos pertinente tentar esclarecer a questão. Para tal contactámos, via e-mail, o Centro de Histocompatibilidade do Sul e o Instituto Português do Sangue.


Segundo o que foi explicado, na avaliação dos candidatos a dadores de Medula Óssea são consideradas as consequências quer para estes como para os receptores e que o motivo para o impedimento da doação é a protecção destes últimos. Como a DC se encaixa no âmbito das doenças auto-imunes poderia representar um risco adicional para a saúde dos receptores, dada a fragilidade do seu sistema imunitário.
No entanto, não são só más notícias: é-nos possível dar sangue! Segundo o que foi transmitido não há qualquer problema em dar sangue sendo, contudo, recomendado a apresentação de uma declaração do médico assistente em como estamos a ser acompanhados, não tomamos medicação e não existe outra contra-indicação para o controlo da DC. Claro que, não sendo a DC uma limitação por si só, há que estar atento aos outros critérios de doação.

Para mais informações e esclarecimentos pode consultar, por exemplo, os seguintes sites:
http://www.ipsangue.org/
http://www.chsul.pt/
http://www.chnorte.min-saude.pt/
http://www.histocentro.min-saude.pt/

Boas colheitas!!

3 comentários:

Sol disse...

Eu continuo sem poder dar sangue, pq n atinjo o peso mínimo =(

Carmen G.

Daniela B. disse...

Força Carmen... mais uns tempitos de comidinha sem glúten (principalmente as bolachinhas, lol)e o peso vai ao sítio =)

bjinhoo

Anónimo disse...

Eu cheguei a dar duas vezes, quando os meus niveis de ferro ainda estavam normais. A medica de gastro com quem eu tenho consulta aqui em Almada disse que não devia dar mais porque não mantenho as reservas de ferro.
Pode ser que daqui a uns tempos os niveis fiquem melhor.