28/02/2009

NoGlut

E porque com um bocadinho de boa-vontade ainda estamos em época de Carnaval, aqui fica mais um rescaldo. Desta feita o rescaldo das nossas experiências culinárias relativas à época. Esperemos que gostem!




COSCORÕES à moda de Salvaterra
(receita adaptada da revista TeleCulinária n.º171)


Ingredientes:
- 600g de farinha mix B da Schar
- 5 ovos
- 25g de fermento seco Schar
- 1 laranja
- 0,5 dl de aguardente
- 0,5 dl de água
- 1 pitada de sal
- açúcar e canela em pó para passar
- farinha para polvilhar
- óleo para fritar


Preparação:
- Numa tigela, bata os ovos. Aqueça ligeiramente a água, adicione o fermento e dissolva-o muito bem.
- Numa bancada, misture a farinha sem glúten com uma pitada de sal e a raspa da laranja. Abra uma cavidade ao centro, junte a água com o fermento dissolvido e comece a amassar, adicionando o sumo de laranja e a aguardente. Continue a amassar juntando depois os ovos e trabalhe bem, polvilhando com farinha se necessário, até ficar com uma massa homogénea. Coloque numa tigela polvilhada com farinha, faça um corte em cruz, cubra com um pano húmido e deixe levedar em local morno até ficar com o dobro do tamanho.
- Divida depois a massa em quatro partes. Estenda-as numa bancada polvilhada com farinha até que fiquem o mais fino possível sem furar. Corte depois em pedaços com um corta-massas e faça uns cortes no meio. Leve a fritar em óleo de ambos os lados, regando com óleo por cima da massa enquanto frita, utilizando uma colher. Retire, deixe escorrer, passe por uma mistura de açúcar e canela e... Bom-apetite!



Carmen G.


2 comentários:

LídiaPatricio disse...

Realmente tem optimo aspecto, só queria saber onde posso comprar a farinha farinha mix B da Schar e o fermento, e outro tipo de produtos?
Obrigado

Sol disse...

Lídia:

Em Évora tens o Celeiro da Memória, perto do teatro Garcia de Resende. Lá há farinha e fermento seco da Schar. Fora isso tens todas as lojas da rede celeiro, que têm prateleiras destinadas exclusivamente a celíacos.
Amanhã vou-te mandar uma "surpresa" pela enf. Antónia.

O principio é smp complicado mas dp quando se "encarrila" já não custa nada.

Beijinhos *