19/09/2012

Conferência CYE 2012 - Helsínquia


Nos passados dias 5 a 8 de setembro decorreu, em Helsínquia, a conferência anual da CYE (Coeliac Youth of Europe).

Foi com muito prazer e alguma ansiedade que me desloquei a Helsínquia para representar a APC Jovem nesta conferência! O resultado foi muito positivo.

No primeiro dia, houve um workshop de cozinha à medida que os delegados dos vários países iam chegando, seguido de um jantar em que tivemos oportunidade de nos apresentarmos.
Na quinta-feira, dia 6, ocorreu pela primeira vez o «Youth Work Training», um encontro informal em que foram abordadas várias ideias, entre as quais como dinamizar um grupo de jovens celíacos, como planear eventos; trocámos impressões também sobre o funcionamento, as dificuldades e as ambições dos diferentes grupos da Europa. O almoço foi uma agradável pizza!





Na 6ª feira foi então a abertura da conferência propriamente dita, com uma breve apresentação da CYE. Seguiu-se um resumo das atividades do passado ano. Houve espaço para uma apresentação da companhia Moilas (produtos sem glúten congelados), que ambiciona chegar ao maior número de celíacos possível. Também a McDonald’s fez uma apresentação sobre «McDonald’s e produtos sem glúten». Seguiu-se a eleição do país que organizará o Summercamp em 2014, que será... A Suíça! Ao fim da tarde, foram apresentados os nomeados para o novo comité.



No sábado, o dia começou com as eleições para o comité do próximo triénio. Os eleitos foram:
Coordenador Geral: Mirjam Eiswirth (Alemanha)
Gestor de Projectos: Giacomo Porzio (Itália)
Gestor Financeiro: Lana Pavkov (Sérvia)

De seguida, decidiu-se continuar com o projeto do ano passado, o boetim Beat the Wheat. Elegeram-se novos editores, que apelaram à participação de todos os países!
Foi então tempo de trabalhar no projeto deste ano, o «Gluten-free maps». Este é um projeto ambicioso, que pretende a construção de um mapa europeu com restaurantes, hotéis e pontos de venda de produtos sem glúten! Esperamos ter novidades em breve. :)

Durante toda a conferência, os participantes puderam ver expositores de várias empresas relacionadas com a Doença Celíaca e com a dieta isenta de glúten, bem como obter informações e algumas amostras de produtos sem glúten!

A conferência terminou com um jantar de gala, que reuniu os participantes de ambas as conferências: CYE e AOECS.


Rute Lourenço

Sem comentários: