23/10/2010

Confirmar o Diagnóstico - A Endoscopia


É hoje um dado adquirido que apenas a endoscopia digestiva alta (EDA), com biopsia do intestino delgado, permite a confirmação definitiva do diagnóstico de DC. A esmagadora maioria dos celíacos já passou por esta experiência, sedado ou consciente, mas poucos sabem em que consiste na realidade.

A EDA consiste na inspecção, através da boca, do interior do esófago, estômago e duodeno. É utilizado um tubo fino e flexível (endoscópio) com uma câmara de vídeo na extremidade. Os endoscópios podem ter entre 30cm e 1.5m de comprimento e entre 0.5 e 1.3cm de diâmetro. Os sistemas de vídeo de fibra óptica permitem que o endoscópio seja flexível e que se tenha ao mesmo tempo uma fonte de luz e um sistema de visualização. Muitos endoscópios estão também equipados com pequenos instrumentos que permitem recolher amostras de tecido (para biopsia) e com uma sonda eléctrica para destruir tecidos anormais.

A EDA, como já se referiu, pode ser realizada debaixo de sedação para conforto dos pacientes ou com o paciente desperto utilizando-se apenas uma pequena anestesia local (em forma de spray).

Antes da EDA é importante realizar um período de jejum (incluindo de água, de aproximadamente 8 a 6h), pois os alimentos armazenados no estômago podem servir de obstáculo à visualização, bem como ser vomitados aquando da introdução e manipulação do endoscópio.

Após a EDA e dependendo do tipo de anestesia/sedação pode ser pedida a manutenção do jejum por mais algum tempo, até sentir que a garganta voltou ao normal.
______________________
Carmen G.

2 comentários:

Susana Fernandes disse...

A endoscopia não é de todo o que muitos dizem...Eu ja fiz so com anestesia em forma Spray e tambem nao doi custa um pouco pois provoca vomitos no entanto para esclarecer diagnostico de DC tive que fazer novamente pois iria fazer biopsia e desta vez fiz com anestesia não senti nada claro dormi durante o tempo do exame e quando acordei estava bem sem maus estar ar ou enjoos....
Não é de todo um exame dificil e doloroso...Confesso que depende do local onde fazemos e que tipo material usam...Acima de tudo é preciso calma e confiança no médico

Sol disse...

Eu fiz sempre sedada, ou seja, foi sempre indolor. Já vi muitos doentes fazerem e terem dificuldade, não pela dor, mas pelos vómitos (que, às vezes, por serem incontroláveis, impossibilitam a realização do exame).

Por via das dúvidas e se a pessoa tiver essa hipótese, eu aconselho sempre a sedação! =)

Carmen