05/02/2010

Notícias


Desde Outubro que o João, um dos elementos da APC Jovem, está na Alemanha a desenvolver o seu projecto de voluntariado. Encarar uma realidade diferente é sempre um enorme desafio e, para um jovem celíaco, este aumenta quando tem que gerir a sua dieta numa nova língua, com oferta de produtos específicos e novo nível de conhecimento da DC. Esta adaptação não é fácil mas, no caso do João foi facilitada, visto a organização onde trabalha estar encarregue da sua alimentação e ter conhecimentos sobre a DC e sobre as particularidades da dieta sem glúten. E neste caso, quando se diz conhecimento, constata-se que na cozinha se procedem a todos os cuidados na preparação da alimentação, num refeitório que também serve refeições com glúten. O prato é confeccionado num local específico da cozinha, conservado num termo até ser servido no prato e sempre com o cuidado de apenas utilizar talheres que ainda não foram utilizadas nos restantes pratos. Por vezes em Portugal, embora haja boa vontade dos refeitórios de empresas, escolas, etc., estes cuidados para evitar a contaminação cruzada não são tão rigorosos, sujeitando o celíaco a ingerir refeições pouco seguras. Outro facto que nos distancia da Alemanha é a oferta de produtos e locais de venda. É bastante fácil adquirir produtos sem glúten, pois existem lojas de dietética em qualquer meio urbano, havendo uma variedade enorme de produtos.

Após os primeiros meses, vencidos os desafios da adaptação, houve a oportunidade de entrar em contacto com os grupo de jovens celíacos alemães e estes mostraram-se bastantes diponíveis para colaborar connosco, convidando o João, por intermédio da actual presidente Tine Urban, a participar nas suas reuniões. Promove-se assim uma troca de conhecimento sobre as formas de trabalhar dos dois grupos e da realidade da DC nos dois países. Sendo um dos grupo de jovens mais antigos na Europa, parece-nos uma boa oportunidade de aprendizagem para o nosso grupo que, cada vez mais, pretende crescer e ajudar da melhor forma aqueles que representa.

Pretendemos, de futuro, disponibilizar mais informações sobre esta parceria e sobre a forma como tem decorrido a experiência do João na Alemanha.


5 comentários:

Filipe Gomes disse...

Falando em viagens, e no que se pode aproveitar quando visitamos outros países.

Talvez já tenham ouvido dizer que nos McDonalds suecos se vendem hamburgueres SG. Eu já posso confirmar que é verdade :) Mas vale a pena provar os hamburgueres SG da rede sueca MAX, e comparar ;)

Os supermercados suecos têm grande variedade de produtos, e no caso dos SG e sem lactose há também bastante por escolher. Claro, a preços da Suécia. Normalmente os ingredientes estao apenas em sueco ou línguas nórdicas, mas é possível comunicar em ingles com qualquer funcionário e pedir uma ajuda de traduçao.

Anónimo disse...

À parte disto tenho uma dúvida: é natural nos celíacos a reacção ao chocolate?
Se me pudessem informar sobre o assunto, agradecia.

Vanessa disse...

Caro anónimo,

O chocolate, à partida, não tem glúten. Se sentiu alguma reacção adversa após a ingestão de chocolate, o chocolate que comeu pode conter vestígios de glúten, devido à contaminação cruzada. Se o chocolate contiver algum ingrediente com glúten, isso será prejudicial.

A consulta do rótulo para verificar os ingredientes é essencial. Tem dúvidas em relação a uma marca específica?

Anónimo disse...

Consultei o rótulo e, de facto, contém vestígios de glúten.
Daqui para a frente serei mais cuidadoso.
Esclarecido.

Anónimo disse...

É normal que abusando do chocolate (por exemplo) podemos desenvolver alergia? Acho que foi o que me aconteceu.
Bem dizem que "tudo o que é em excesso faz mal"...