19/09/2012

Conferência CYE 2012 - Helsínquia


Nos passados dias 5 a 8 de setembro decorreu, em Helsínquia, a conferência anual da CYE (Coeliac Youth of Europe).

Foi com muito prazer e alguma ansiedade que me desloquei a Helsínquia para representar a APC Jovem nesta conferência! O resultado foi muito positivo.

No primeiro dia, houve um workshop de cozinha à medida que os delegados dos vários países iam chegando, seguido de um jantar em que tivemos oportunidade de nos apresentarmos.
Na quinta-feira, dia 6, ocorreu pela primeira vez o «Youth Work Training», um encontro informal em que foram abordadas várias ideias, entre as quais como dinamizar um grupo de jovens celíacos, como planear eventos; trocámos impressões também sobre o funcionamento, as dificuldades e as ambições dos diferentes grupos da Europa. O almoço foi uma agradável pizza!





Na 6ª feira foi então a abertura da conferência propriamente dita, com uma breve apresentação da CYE. Seguiu-se um resumo das atividades do passado ano. Houve espaço para uma apresentação da companhia Moilas (produtos sem glúten congelados), que ambiciona chegar ao maior número de celíacos possível. Também a McDonald’s fez uma apresentação sobre «McDonald’s e produtos sem glúten». Seguiu-se a eleição do país que organizará o Summercamp em 2014, que será... A Suíça! Ao fim da tarde, foram apresentados os nomeados para o novo comité.



No sábado, o dia começou com as eleições para o comité do próximo triénio. Os eleitos foram:
Coordenador Geral: Mirjam Eiswirth (Alemanha)
Gestor de Projectos: Giacomo Porzio (Itália)
Gestor Financeiro: Lana Pavkov (Sérvia)

De seguida, decidiu-se continuar com o projeto do ano passado, o boetim Beat the Wheat. Elegeram-se novos editores, que apelaram à participação de todos os países!
Foi então tempo de trabalhar no projeto deste ano, o «Gluten-free maps». Este é um projeto ambicioso, que pretende a construção de um mapa europeu com restaurantes, hotéis e pontos de venda de produtos sem glúten! Esperamos ter novidades em breve. :)

Durante toda a conferência, os participantes puderam ver expositores de várias empresas relacionadas com a Doença Celíaca e com a dieta isenta de glúten, bem como obter informações e algumas amostras de produtos sem glúten!

A conferência terminou com um jantar de gala, que reuniu os participantes de ambas as conferências: CYE e AOECS.


Rute Lourenço

11/09/2012

2.º Campo de Férias «Sem Espiga»


O campo de férias teve início no dia 2 de Setembro e contou com a participação de 19 jovens celíacos que começaram a chegar ao campo entre as 10 e 11 horas da manhã de domingo. Entre os participantes encontravam-se rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 8 e 18 anos, sempre acompanhados dos jovens monitores da Roda Viva e da APC Jovem.
Todas as manhãs, por volta das 8h30, os participantes eram acordados ao som de cânticos e de seguida iam tomar o pequeno-almoço com grande variedade de alimentos e marcas isentas de glúten.
Cada dia era iniciado com música e coreografias orientadas pelos monitores. Seguiam-se as actividades, que atribuíam pontuações às três equipas: a equipa azul, a equipa laranja e a equipa verde. Todos os jovens tiveram oportunidade de aprender como fazer pão, salame, sabonete e xarope de cenoura. Foram feitas bolas de Berlim sem glúten em especial para os jovens participantes que se encontravam na praia na tarde de segunda feira. Ao longo da semana, surgiu a oportunidade de os jovens conhecerem melhor a cidade de Sintra (Almoçageme), com um passeio que foi às Azenhas do Mar.

Aqui os jovens tiveram que responder a uma série de questões relativas à região (entre as quais a razão pela qual lhe ter sido atribuída o respectivo nome). Durante a tarde chegaram os tão aguardados pastéis de nata, que fizeram as delícias de miúdos e graúdos! Quarta-feira foi dia das várias equipas se colocarem frente-a-frente num combate de Laser Tag! E quinta-feira, à semelhança de terça, foi dia de jogos aquáticos na piscina local.



No final todos tiveram direito a um jantar e festa de despedida, com muita música, comida e animação! Por fim, foi feita uma avaliação da semana, com base no que os participantes mais gostaram e acharam que podia ser melhorado. Foi revelada a equipa vencedora, a equipa laranja! E todos levaram para casa o mesmo «prémio»: dois sacos com produtos sem glúten e boas recordações para contar à família e aos amigos! Assim terminou o segundo campo de férias de celíacos, após o almoço de sexta-feira, dia 7 de Setembro.
O resto das fotografias tiradas no acampamento encontram-se na página oficial da APC no Facebook.