29/01/2011

Foi você que pediu... mais restaurantes com menú sem glúten?

A APC iniciou contacto com vários restaurantes em diferentes regiões do País. Com alguns, a Associação tem já uma relação de confiança, e estes restaurantes estão indicados no portal celiacos.org.pt (Secção Culinária). Com outros, o contacto iniciou-se recentemente, e está em curso o estabelecimento de procedimentos que garantam a isenção de glúten nas refeições servidas a celíacos.


Estes contactos foram iniciados a partir de indicações de sócios da APC, ou pela realização dos Encontros Nacionais da APC ou dos jantares e almoços verdes da APC Jovem.

A APC Jovem convida os leitores do Sem Espiga a colaborarem connosco num projecto que pretende ampliar a oferta sem glúten no mercado nacional de restauração.


O que lhe propomos é que faça a ponte entre a APC/APCJ e restaurantes que estejam sensibilizados para as necessidades dos celíacos e dispostos a estabelecer protocolos que os tornem capazes de preparar refeições isentas de glúten. Contacte os restaurantes que normalmente frequenta, ou os restaurantes da sua área de residência que poderão estar disponíveis a aderir a este projecto. Fale-lhes da doença celíaca, da importância de alimentação sem glúten para os celíacos, e do trabalho da APC. Deixe no restaurante os contactos da APC (disponíveis no portal celiacos.org.pt) e envie-nos os contactos do restaurante. Caberá à APC/APCJ organizar sessões de formação nestes restaurantes.


Mais restaurantes com opções sem glúten? Só depende de si...

27/01/2011

Artigo sobre DC no Diário de Notícias

O DN publicou, no dia 23, um artigo sobre a Doença Celíaca que agora partilhamos com os leitores do Sem Espiga.

Há 100 mil portugueses que são 'alérgicos' ao pão
por HELDER ROBALO, 23 Janeiro 2011
Na escola, a professora tem sempre por perto umas gomas ou bolachas próprias para os dias de aniversário. E na cantina há sempre o cuidado de preparar uma refeição sem glúten para Bárbara Soares. Tem sete anos, mas os pais só no ano passado descobriram que a filha era doente celíaca e que, por isso, tinha constantes queixas de dores de barriga, logo no início da refeição. "A pediatra sempre disse para não nos preocuparmos com a falta de peso e de altura, que era normal e que depois recuperava", diz a mãe, Cristina Soares.

O caso não é único, e a presidente da Associação Portuguesa de Celíacos diz que "em Portugal há cinco a oito mil doentes identificados, mas haverá 70 a 100 mil por diagnosticar". "As análises são caras, não constam das listagens médicas e só são gratuitas em meio hospitalar", diz Marina Van Zeller. Só a biópsia da mucosa do intestino permite confirmar a suspeita de doença. Além disso, frisa, "são poucos os médicos que se lembram de pedir as análises, pois os sintomas são muitas vezes confundidos com os de outras doenças".

A doença resulta de intolerância ao glúten, e não de alergia, e afecta adultos e crianças geneticamente predispostos. A ingestão de alimentos com glúten - como pão, esparguete ou salsichas - causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, impedindo a correcta absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Nas crianças, os principais sintomas são as diarreias constantes, a perda de peso ou o atraso no crescimento. Já nos adultos, o cansaço crónico, as anemias, os abortos espontâneos e a fertilidade diminuída são alguns dos sinais (ver infografia).

(...)

Lê o resto da notícia AQUI.


26/01/2011

Questões sem glúten – análise

Já há algum tempo que a APC Jovem tem sentido curiosidade em saber quem lê o Sem Espiga e começámos, através desta sondagem, por perguntar aos nossos leitores qual a sua idade.

38% do total de respondentes tem entre 14 e 30 anos, ou seja, o segmento ao qual as actividades da APC Jovem maioritariamente se dirigem.

Este valor é seguido pelo da faixa etária dos 31 aos 45 anos, com 35% de respostas, mostrando que o nosso blogue tem interesse não só para os mais jovens (e jovens adultos), como também para a faixa dos adultos. Pensamos que nesta faixa etária se incluam igualmente celíacos e pais de crianças celíacas que seguem o blogue.

A faixa etária dos menores de 14 anos representa 19% do total de respostas, demonstrando o interesse dos mais pequenos pelo Sem Espiga. Seguem-se, com 7% de respostas, os leitores entre os 46 e os 60 anos. De acordo com a sondagem, o Sem Espiga não terá leitores com mais de 61 anos, o que pode advir de dois motivos: as pessoas que fazem parte desta faixa etária não utilizam frequentemente a Internet, procurando outras fontes de informação sobre a DC, ou o número de diagnosticados/sócios da APC pertencentes a esta faixa é reduzido.

Nesta sondagem participaram 42 pessoas, um número bastante superior ao que tem sido verificado em sondagens anteriores, pelo que apelamos a uma maior participação noutro tipo de questões. Ainda assim, encaramos positivamente este número, o qual, possivelmente, se consideraria reduzido noutros blogues, mas não no Sem Espiga, dado que o feedback que recebemos é muito positivo.

Deixamos a nota de que o número de hipóteses de resposta é condicionado ao aceite pelo Blogger e, caso queiram especificar a vossa idade, podem fazê-lo através de um comentário a este post.

19/01/2011

Dia 100% Sem Glúten no restaurante Bem-me-quer


O restaurante vegetariano Bem-me-quer está a organizar um dia 100% sem glúten, evento que decorrerá no dia 22 de Janeiro (próximo Sábado), entre as 9h e as 19h.

Para todos os amantes de alimentação vegetariana, para aqueles que sempre quiseram experimentar, e para os que juraram nunca o fazer, aqui fica o convite! Deixamos um exemplo do menu para este dia:

Pequeno-almoço: Tostas várias, torradas, scones com doce ou com manteiga, cupcakes.

Almoço: Sopa de espinafres, sopa de cogumelos, “bacalhau com natas" (sem bacalhau e sem natas), moussaka de beringela, lasanha de vegetais.

Sobremesas e lanches: O bolo de chocolate mais feio de Lisboa, tartes diversas, profiteroles, sericaia, leite creme de chá príncipe, arroz doce, brownies, bolachas várias, crepes doces.

Alguns dos elementos da APC/APC Jovem estarão presentes no dia do evento, pelo que haverá oportunidade de convívio!

Contactos do Bem-me-quer:Av. Almirante Reis, 152 - Lisboa
21 847 66 78
NOTA: amanhã, quinta-feira, dia 20 de Janeiro, poderá assistir à confecção de cozinha vegetariana e sem glúten no programa Portugal no Coração! Este programa será transmitido pela RTP1, a partir das 15h 38 até às 18h (segundo informação disponível no site do canal), conta com a apresentação de Tânia Ribas de Oliveira e João Baião. Amanhã, terá como convidado o restaurante Bem-me-quer para nos apresentar algumas receitas vegetarianas e sem glúten.
Esperemos que seja mais uma oportunidade de divulgar a doença celíaca e os variados e saborosos menús sem glúten! Se puder, não deixe de assistir!

13/01/2011

Rumo para 2011


Tal como foi anunciado recentemente aqui no Sem Espiga, neste último sábado, foi realizada na sede da APC uma reunião da APC Jovem, aberta a todos que demonstrassem interesse em estar presentes e participar. Infelizmente, não houve participação de outras pessoas para além dos elementos da APC Jovem. Parece-nos necessário dar feedback da reunião e poder apresentar os temas abordados.
Esta reunião tinha então como objectivo o balanço das actividades de 2010 e projecção das actividades para 2011. Como já tivemos oportunidade de referir, para este ano os principais vectores de acção são a manutenção do Sem Espiga, organizar o 1º. Acampamento Nacional de Jovens Celíacos, realizar “refeições verdes”, celebrar o Dia Nacional do Celíaco, colaborar com a CYE em projectos internacionais e apoiar actividades da APC, como os Encontros Nacionais.
A manutenção deste espaço parece-nos uma actividade importante pois é um canal de comunicação entre a comunidade celíaca, que é certamente a face mais visível das actividades que temos vindo a desenvolver nestes últimos dois anos. Para além de alimentar o blogue com notícias do mundo gluten free, a realização de sondagens e divulgação de receitas, pretendemos também renovar a apresentação gráfica do Sem Espiga.
Como já tem sido habitual, iremos dedicar-nos à promoção de “refeições verdes”. Tentaremos diversificar locais e refeições, sempre com o objectivo de, por um lado, dar a conhecer espaços em que os celíacos podem fazer refeições sem glúten e, por outro, divulgar a DC e os cuidados na preparação de refeições sem glúten aos espaços de restauração.
A colaboração com a APC e a CYE é igualmente objectivo para 2011. Sendo que alguns membros da APC Jovem fazem também parte dos Corpos Sociais da APC, a colaboração entre nós não poderia ser mais estreita. Entre as actividades previstas estão, por exemplo, a organização e dinamização dos Encontros Nacionais, divulgação da DC e a comemoração do Dia Nacional do Celíaco. Em matéria de colaborações consideramos igualmente importante estar em contacto com grupos de jovens celíacos de outros países, nomeadamente europeus. Uma das iniciativas mais visíveis é o Summer Camp, que tem lugar anualmente, variando o país de acolhimento (sobre o Summer Camp deste ano, daremos mais informações assim que possível).
Talvez o grande projecto deste ano de 2011 seja, de facto, a organização do acampamento de Verão, em Julho. Do nosso ponto de vista, esta importância deve-se não só ao projecto em si, de responsabilidade, pois requer a organização da estadia, refeições, actividades e segurança que deverão corresponder às expectativas dos jovens celíacos e às exigências dos pais, mas também dadas as repercussões que terá na elaboração de futuros encontros. Podemos avançar que será um fim-de-semana de três dias (sexta-feira, sábado e domingo), em Lisboa, que estará aberto à participação de jovens celíacos de todo o país, entre os 14 e os 18 anos.
Para que todos estes objectivos e actividades sejam cumpridos, e como a APC Jovem desenvolve o seu trabalho em regime de voluntariado, seria muito importante poder contar com outros interessados para auxiliar a concretização dos mesmos. Se estiveres interessado/a em colaborar connosco, mesmo que seja no apoio à organização de uma actividade em particular, podes sempre entrar em contacto através do comentário a este post ou pelo semespiga@gmail.com.
A todos os leitores desejamos um 2011 sem espiga, com a concretização de projectos e planos pessoais e profissionais!

07/01/2011

Procuram-se jovens celíacos a viver em Londres


A APC Jovem vem divulgar, aos jovens leitores do Sem-Espiga que vivam ou conheçam algum jovem celíaco a viver em Londres, a oportunidade de participar num projecto de investigação sobre a doença celíaca que está a decorrer na Grã-Bretanha.

Uma equipa de investigadores da Universidade Queen Margaret e o Royal Hospital for Sick Children de Edimburgo, estão a realizar um estudo que pretende examinar os factores que afectam a aderência a uma dieta sem glúten. Nesta pesquisa também será estudado como a dieta isenta de glúten afecta a ingestão nutricional e a qualidade de vida relacionada à saúde.

Para concretizar este projecto são precisos jovens voluntários, com idades entre os 11 e os 18 anos, a quem tenha sido diagnosticada a Doença Celíaca no mínimo há 12 meses e que residam na área de Londres e Norfolk.

Se tens entre 11 e 18 anos, és celíaco e vives na área de Londres, ou conheces alguém que se encaixe nestes critérios, participa.
Para mais informações consulta este documento ou contacta a nutricionista Lois White através do email: lwhite@qmu.ac.uk.

Este projecto é financiado pela Coeliac UK (Associação de Celíacos do Reino Unido) e as instituições de beneficiência da Família Gloag.

04/01/2011

Questões sem glúten – análise e Reunião APC Jovem

Com a entrada em 2011, surge o momento de rever as actividades do ano anterior. Em 2010, a APC Jovem cumpriu o seu objectivo de manter e dinamizar o Sem Espiga, ainda que com alguns momentos de interrupção, o blogue permaneceu uma certeza e uma prioridade pelo papel que entendemos desempenhar como fonte de informação e meio de contacto. Para além disso, colaborámos na organização dos dois Encontros Nacionais da APC (em Lagos e em Lisboa), organizámos Jantares Verdes (que, na verdade, se estenderam a almoços e lanches!), estivemos presentes no Summercamp na Hungria e na conferência da CYE (Coeliac Youth of Europe) em Valência.

No final de 2010, pareceu-nos interessante conhecer as perspectivas dos nossos leitores em relação ao nosso papel enquanto APC Jovem. Desta forma, foi perguntado na sondagem do Sem Espiga qual deveria ser a principal actividade da APC Jovem em 2011.

Do total dos participantes da sondagem (15), 33% consideram que a principal actividade deveria ser a manutenção do blogue, valor que possivelmente encontra justificação no facto de esta ser a actividade mais visível que desenvolvemos. 20% seleccionaram o acampamento de Verão como a actividade mais importante e outros 20% indicaram o projecto da CYE e os contactos internacionais. Notámos o facto de as maiores percentagens terem sido direccionadas para as acções específicas da APC Jovem, o que nos satisfaz, visto ser uma forma de reconhecimento e um bom indicador para a continuação da dinamização das mesmas.

Entre as hipóteses de resposta menos escolhidas encontra-se a correspondente à comemoração do Dia Nacional do Celíaco, com 13%, e, por fim, a organização de jantares verdes e a colaboração na organização dos Encontros Nacionais, ambas com 6% de respostas.

Para o ano que agora começou, temos planeada a manutenção do blogue, o 1º Acampamento Nacional de Jovens Celíacos, a organização de Jantares Verdes, a colaboração com a CYE em projectos internacionais e o apoio às actividades da APC, como os Encontros Nacionais e os workshops de cozinha, entre outras. Relembramos que a maioria dos elementos da APC Jovem faz também parte dos corpos sociais da APC, recentemente eleitos, daí que as nossas funções se encontrem divididas.

Como sempre, pedimos aos leitores para comentarem a nossa sondagem com a sua leitura dos resultados, opinião sobre as actividades da APC Jovem e propostas para actividades futuras.

Para terminar, convidamos os jovens celíacos a participar na reunião da APC Jovem, a decorrer dia 8 de Janeiro (próximo Sábado), na qual daremos as boas-vindas aos novos membros do grupo e discutiremos o nosso plano de actividades para 2011. Avisa-nos por e-mail da tua presença para organizarmos os trabalhos da melhor maneira possível.