12/11/2008

NOGLUT...

Mais uma receita que esperamos faça as delícias...

Lasanha “à la mãe”

Ingredientes

- 1 pacote de massa de Lasanha
- Refogado
Cerca de 750g de carne picada
1 cebola
3 dentes de alho
Sal q.b.
Azeite q.b.
Vinho q.b.
- Molho Bechamel
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa (bem cheia) de farinha Maizena
1 chávena de leite quente
1 pacote de natas
Sumo de metade de um limão
Sal q.b.


Preparação
Refogar tudo em cru, até a carne cozer.

Molho Bechamel
Derrete-se a margarina, coloca-se a farinha e junta-se o leite bem quente, mexendo sempre para não encaroçar. Deixa-se ferver um bocadinho, põe-se o sal (fino), junta-se as natas e o sumo do limão. Deixa-se ferver mais um bocadinho.
Nota: se a farinha encaroçar, passar com a varinha mágica.

Num tacho de água a ferver com sal, colocar a massa 4 a 5 minutos a cozer.

Num tabuleiro, colocar uma camada de massa e de carne (e se gostar, uma fatia de queijo). E assim sucessivamente.
Por fim colocar o molho Bechamel e, se gostar, queijo ralado.
Levar ao forno ou microondas para tostar.


Dicas e truques são sempre bem-vindos ;)


Bom apetite!!


Daniela B.

2 comentários:

Anabela Miranda disse...

Olá.
Sou mãe de uma menina de 4 anos - doente celíaca - com diagnóstico da doença feita aos 15 meses. Dada a pouca idade da m/filha, lido ainda com a dificuldade em lhe explicar porque não pode comer sempre o que a irmã mais velha come. No entanto, dia a pós dia, vou lutando e vou vencendo. Hoje a Luísa é uma menina feliz, que já não apresenta sintomas da doença e já conseguiu engordar o suficiente para só ser vista pelos especialistas de 6 em 6 meses.
Tendo agora tomado conhecimento da v/inciativa, só posso congratular-vos e perguntar de que maneira posso ajudar, ainda que a mesma não seja direcionada para a faixa etária da m/filha. Mais, gotaria de vos dizer que também estou a dar inicio a um blog, onde pretendo, dar a conhecer a doença celíaca e obter algumas sugestões, como receitas, marcas de produtos, pontos de venda, etc. E assim o farei - http://viversemgluten.blogspot.com - é a designagão do mesmo.
Posto isto, se puder ajudar, p.f. é só dizer-me como. Para voc~es, estarei sempre à disposição.

Até breve.

Anabel Miranda

João disse...

Olá Anabela!
Agradecemos muito a sua disponibilidade e no sentido de rentabilizá-la, gostávamos que mandasse um e-mail para a nossa conta gmail de forma a informar-nos de que maneira acha que nos poderia ajudar e se tem alguma área da sua predilecção, que assim seria mais fácil podermos contar consigo.
Boa sorte para o seu blog (se precisar de algum esclarecimento, pode contactar-nos) e tudo de bom para a sua menina que come bolachas de "esferovite":)(foi assim que fiquei conhecido no meu infantário, por comer bolachas parecidas à esferovite...outros tempos). Vai ver que ela vai ser super responsável com a sua alimentação, como a maioria dos celíacos são desde que têm o diagnóstico. E no caso de irmão (como o meu), se puder envolver a mais velha na questão da alimentação, ela ajudará muita a irmã mais nova e tudo poderá ser encarado com maior noemalidade em casa.
Força!